EN | PT

 

 _________________________________________

Informação geral - Equipa científica

Draft do genoma do sobreiro - População de sobreiros F1

Publicações - Recursos Quercus

 _________________________________________

Em Portugal, o sobreiro (Quercus suber L.) tem um impacto social, económico e ambiental bastante significativo, representando 26% da área de coberto florestal. Na bacia Mediterrânica, quatro países (Portugal, Espanha, Marrocos e Argélia) englobam aproximadamente 90% da área total de sobreiro. Esta árvore única e emblemática desempenha um papel fulcral no Montado, um sistema ecológico muito peculiar, onde contribui para a sobrevivência de muitas espécies de animais e plantas, ajudando ainda na prevenção da desertificação de regiões vulneráveis e desfavorecidas.

De forma a enfrentar os desafios que presentemente afetam o sobreiro é essencial ter a sequência do genoma determinada. Várias áreas de interesse, como a biologia do sobreiro, formação, desenvolvimento e qualidade da cortiça, e a resistência a fatores de stress (a)bióticos, beneficiarão em grande escala da sequenciação do genoma do sobreiro. De futuro, a sequência do genoma irá permitir e acelerar a identificação de sobreiros com um perfil genético associado com melhores performances produtivas, criando as bases para a implementação de programas de melhoramento genético e permitindo a transferência deste conhecimento para soluções que melhorem a produtividade e as práticas de gestão florestal.

O projeto Genosuber foi criado como um projeto de investigação nacional, focado na sequenciação do genoma do sobreiro, a árvore nacional de Portugal, atributo que lhe foi conferido em Dezembro de 2011. A versão inicial (draft) do genoma do sobreiro foi disponibilizada no início de 2018. O estudo continua a progredir para aprofundar e aperfeiçoar a sequência agora tornada pública. A disponibilização de uma melhor versão do genoma do sobreiro está prevista ainda para 2018. Em paralelo, a equipa de investigação está também a investigar os processos biológicos envolvidos na formação e qualidade da cortiça.

Cork oak HL8, the tree used for genome sequencing

Sobreiro HL8, a árvore utilizada na sequenciação do genoma

 

Copyright 2013 | CEBAL | Contactos