Imprimir

  

Título: Deteção molecular do vírus da diarreia viral bovina

REF: 0353/TE/23

Início: 16/01/2024

Fim: 15/10/2024

Contexto do estágio:

A Diarreia Viral Bovina (BVD) é uma doença do gado que causa várias síndromes clínicas, como a diarreia, doença da mucosa, disfunções reprodutivas e/ou síndrome hemorrágica, e em que a infeção pré-natal por BVD resulta em bovinos permanentemente infectados. Esses animais carregam o vírus ao longo da vida e secretam constantemente um grande número de partículas virais, pelo que o controlo da BVD tem sido cada vez mais, considera como essencial para a prática da bovinicultura.

Pelo grande impacto económico que esta doença viral BVD tem a nível da produção conjuntamente com o impacto negativo no bem-estar animal, programas voluntários de controlo têm surgido no país. É neste sentido que o desenvolvimento de metodologias eficientes de diagnóstico precoce da presença do virus numa exploração torna-se cada vez mais importante nesta área.

O estágio proposto tem como principal objetivo desenvolver metodologias inovadoras de deteção molecular do agente viral da doença BVD em animais da região do Alentejo, onde pouco se conhece acerca das novas estirpes emergentes na região. Em parceria com ACOS e Associação de produtores de Montemor, explorações previamente identificadas serão avaliadas para despiste da doença.

O conhecimento da novas estirpes numa determinada região constitui um ativo muito importante na identificação do agente em animais na região.

Sendo o estatuto sanitário certificado dos animais para o BVD uma pré-condição, cada vez mais requerida a nível internacional para o acesso dos bovinos ao mercado, torna-se urgente formar técnicos especializados com as competências adequadas nesta área de atuação no país.

 

 

 

 

Entidade promotora:  

Investigador responsável: Liliana Marum - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Copyright 2013 | CEBAL | Contactos